segunda-feira, 22 de junho de 2009

CONFLITOS ADOLESCENTES

A Organização Mundial da Saúde (OMS) define adolescência como o período da vida que vai dos 10 aos 19 anos. Nesta fase ocorrem pelo menos três fenômenos importantes do desenvolvimento humano:
• Do ponto de vista biológico, a puberdade, com o amadurecimento
sexual e reprodutor.
• Do ponto de vista social a passagem da infância para a vida
adulta, com a apropriação de papéis adultos e a autonomia em
relação aos pais.
• E a estruturação de uma identidade definitiva.
Existe uma diferença entre a puberdade e adolescência. A puberdade é um fenômeno predominantemente biológico e compreende fundamentalmente as transformações corporais, a aparição da menstruação, na menina, e da ejaculação, no menino. Quando usamos o termo adolescência, nos referimos ao componente psicológico do processo, que é constantemente determinado, modificado e influenciado pelo fator social.
A adolescência desde o inicio do século tem sido motivo de contínuos estudos, na tentativa de compreender o significado desse crescimento que traz mudanças físicas e psicológicas e que vem acompanhado de sofrimento e contradição. Neste momento o jovem tenta entrar no mundo adulto, tendo que, sem maturidade suficiente, encarar diversas mudanças em seu corpo. Querendo assim, afirmação e reconhecimento num meio que o trata hora como adulto, hora como criança.
Uma música dos Titãs traz esse conflito de uma forma bastante esclarecedora como se vê em alguns trechos:
“Eu não caibo mais nas roupas que eu cabia. Eu não encho mais a casa de alegria. Os anos se passaram enquanto eu dormia.” ... “Eu não tenho mais a cara que eu tinha, no espelho essa cara não é minha. Mas é que quando eu me toquei achei tão estranho a minha barba estava desse tamanho... Não vou! Me adaptar! Me adaptar”
A adolescência é uma etapa evolutiva onde se cristaliza o processo de aquisição da individualidade. Os processos biológicos que ocorrem nessa fase são universais, mas o modo como são vivenciados pelos jovens e a forma como são encarados pelos adultos são extremamente variáveis. O adolescente é um ser em busca de um lugar como indivíduo no mundo e a compreensão dessa busca é marco básico para aquele deseja ou precisa abordá-lo. A tarefa básica da adolescência é a aquisição da identidade pessoal, ou seja, a consciência por parte do indivíduo de ser uma criatura separada e distinta das demais.
A adolescência provoca uma ampla e profunda desestruturação de todos os níveis da personalidade, seguida de um processo de reestruturação, que passa por oscilações nas formas de exprimir-se e apresentar-se, ao longo de vários anos. A atitude do meio (família e sociedade) em que se desenvolve a crise da adolescência, e fatores da personalidade do indivíduo irão influenciar bastante este momento. Existem muitos seres humanos que, por razões de patologia social ou familiar, nunca passam por esta necessária crise e, portanto, nunca atingem os níveis superiores de maturidade seja intelectual, seja emocional. Quantas pessoas conhecemos que nos parecem eternos adolescentes, mesmo não tendo mais idade para tal?
Diante de tantas mudanças a “anormalidade” é normal nesta fase e a inquietude é a maior conseqüência. Contudo, essa inquietude provocará uma busca pela diferenciação de seus pais, de seus objetos da infância, e devido à ansiedade e crise geradas, a rebeldia desencadeará a desvalorização dos pais, a qual é necessária para que como dito acima o adolescente encontre seu lugar como indivíduo. Para tal diferenciação necessita negar o que até então foi um modelo seguido e imitado – os pais, para criar o seu próprio. Com suas crises e conflitos psíquicos o adolescente projeta essa sua confusão interior em seu meio familiar, fazendo com que todos desse ambiente adolesçam com ele. O adolescente também pode passar por momentos autísticos, nos quais diante de tantas idéias foge do mundo externo e se isola refletindo sobre a sua inconformação. Esse estado é ideal para o seu próprio conhecimento, e para a acomodação das novas idéias.
No entanto, toda essa agitação resultará na identidade adulta após identificações, experiências familiares, sociais e pessoais. É saudável para o desenvolvimento psíquico a quebra de aprendizados morais, religiosos e o questionamento de tudo e todos.
Uma questão crucial para os pais de adolescentes neste momento de tanta rebeldia e confusão é o tão falado “limite”. Os ataques frontais aos pais, vindos desta necessidade de independência da família, acabam por gerar críticas quanto a sua maneira de agir, vestir, amizades, gostos etc. Aproveitando essas circunstâncias o adolescente julga não haver vantagens em permanecer sob a proteção familiar como um escape para sua necessidade de independência. Embora esses ataques não visem destruí-los, mas apenas diferenciá-los. Esses adolescentes amam seus pais precisam de suas orientações e direcionamentos estabelecendo limites para seus próprios impulsos de independência.
Grande parte dos adultos traz dificuldades na relação com o adolescente quando se trata da autoridade e da liberdade. Constata-se em várias instituições educacionais e famílias a indecisão entre ser rigoroso ou indulgente, arbitrário ou democrata.
Há um equívoco no pensar que liberdade ilimitada em nome da democracia é mais educativa, isto pode criar o caos no desenvolvimento desse indivíduo. Os jovens via de regra, não possuem dentro de si discernimento, juízo e capacidade necessária para fazer bom uso da liberdade ilimitada. Pais demasiadamente autoritários deixarão somente duas opções ao jovem: conformar-se ou rebelar-se. Mais fácil seria se os adultos conseguissem um equilíbrio entre ser coerentemente indulgentes e coerentemente firmes, sem tocar os dois extremos; aplicando leis de modo ponderado.

Maria do Rosário Teixeira de Aquino

CRP 06/93348

Nenhum comentário:

Postar um comentário